domingo, 12 de junio de 2011

As praias cheias de paz

Como nunca se sabe quando vamos ter Internet de novo, vamos aproveitar para dá-lhe vida ao blog. Saindo de Recife, onde só ficamos uma noite, fomos para Porto de Galinhas. Ouvimos falar que lá tem umas piscinas naturais no meio do mar e todas estas coisas. Felizmente, nos falaram que a 3 km de lá têm outra praia, Macaraípe, onde pode ficar a barraca (tenda) na praia sem pagar e sem quase ninguém.


Saindo de Recife...

Chegamos a um pequeno povo de praia, de ruas de areia, de barzinhos e onde, como em tudo lugar do nordeste brasileiro, o surf faz parte da vida da galera. A idéia era ficar lá por duas noites, mas a magia do lugar, a tranqüilidade e as substancias que os moradores de lá fumam fizeram que demorassem 4 noites lá. Pessoalmente, sempre gostei mais viajar de trankis, sentir-me um pouco do lugar onde estou, no sempre ter que estar perguntado todo, já saber onde é que se come bem e barato, em fim, tranqüilo.


Olha aí oh!!!



Lá conhecemos muitas pessoas, sobretudo jovens que moram ou trabalham lá. Das coisas mais interessantes da viagem é conversar com o povo brasileiro, cada um tem sua história, e quase sempre é fascinante. Estou pensando em fazer uma seção sobre pequenas histórias, mas vamos ver...


Keita?


Quando finalmente conseguimos sair de Maracaípe, de novo para a estrada (carretera). Este vez foi diferente porque não tínhamos nenhum posto de camiões perto (cerca), que sempre é uma aposta segura, assim que pegamos um papelão, escrevemos nosso destino e levantamos o dedo polegar.


Foram 4 horas, das 8 da manhã até mediodia, hasta que um cara parou. Eu fui para ele e simplesmente me falou:

- Bora? (que significa, nos vamos?)

Corri para Natalia com a alegria de que tinha dado certo. As vezes é fácil perder a ilusão quando em 4 horas ninguém para, ninguém te fala, nada, mas quando o momento chega, e sempre chega, é increível!

Outra das coisas boas de viajar de carona é estabelecer conversação com pessoagens variados e curiosos. Esta vez o assunto começou fazendo um cálculo do tempo que íamos demorar até o destino:

- Quanto tempo é até Maceió mais o menos?

- Só 3 horas, e se não fora por vocês uma e média.

(Con lo poço que me gusta a mi correr en coche, carretera de curvas a toda leche, PuesmuBieng!!!)

Novamente a paissagem era linda, como se fora a comarca no filme do senhor dos anéis. Mas cada viagem te apresenta novas coisas. De repente, se podem ver conjuntos de casas (se assim se pode falar. Eram feitas de barro, plástico, e pouco mais). Um dos maiores problemas do Brasil e de America Latina é a gestão da terra, os latifúndios. O Brasil, sobretudo o Nordeste, é ainda controlado por poucas famílias que têm o controle da terra, do poder, da política e de todo. Existem movimentos como o MST (Movimento Sem Terra) que lutam contra isto. Estes assentamentos são criados pelo governo para ajudar as famílias pobres a ter um emprego e uma casa. Lá trabalham a terra para receber um salário baixo, muito baixo. Quando têm sorte, mediante a ação do governo, os donos da terra são obrigados a dar pequenas partes às famílias, para que elas gerenciem todo e podam ter uma vida e condições de trabalho mais dignas. O MST e outros movimentos similares são fortes aqui no Brasil e é fácil encontrar informação pela Internet ao respeito, mas a realidade é que enquanto os latifundistas continuem sendo as mesmas pessoas que ganham as eleições dos estadosparece difícil resolver estes problemas.


Em pouco mais de 3 horas estávamos em Maceió, a capital do estado de Alagoas. Cidade parecida a Fortaleza mas menor. Lá ficamos só duas noites, a primeira tranqüilos, e a segunda aproveitamos para ir para um concerto de reggea, Katckafire, que, sinceramente, poderia ter sido melhor. Não sempre sai todo perfeito!!


Um abraço para todos!!

6 comentarios:

  1. Nosotros tardamos bien bien 10 dias en ir desde Recife a Salvador. Una de las mejores etapas del viaje. Me flipo Piaçabuçu y la desembocadura del rio. Visitamos la ostia de playas increibles, la verdad, de las mejores.

    Cuando vayais a Salvador, no dejeis de ir a la Chapada Diamantina, 6 horas para el interior. Necesarisisimo.

    De vuelta a Salvador, os planteareis ir al Morro de Sao Paulo. Buena fiesta y mucho turista de vacaciones. Yo si solo quereis air a una isla me quedaria sin duda con Ilha Grande, enfrente de Rio.

    A Minas quereis ir?

    Que envidia, cabrones!!! Beso grande

    ResponderEliminar
  2. Pues hoy hemos llegado a Arembepe, cerca de Salvador, donde hay una aldea hippie en la que dicen te puedes quedar. Estamos de camino y nos hemos detenido en la Lan house.

    Me encantaria ir a Chapada Diamantina pero no me da ni economicamente ni por dias. Asi que para otra vez sera.

    De Salvador vamos para alguna playa mas de por aqui y despues para Ouro Preto, una parada que no quiero dejar de hacer. Aunque nunca se sabe que puede pasar y el itinerario de puede modificar, ya informaré!

    una grande abrazo

    ResponderEliminar
  3. Estàs on fire. Segueix així.

    Una abraçada Barru.

    ResponderEliminar
  4. Hoje ei faladu coun nostro amigo Carlinhos, e estoy muito contento. Nao e pudidu evitar enrecudarme de vos i de todas las cousas que posso aprender leiendo o seu blog.

    Bueno... ja paro de fer el pipas en portunyol, jejeje. Doncs això, que m'encanta veure com fas "carona" (es diu així? si es diu així, és perque viatges per la carona o com va això??). Estic pensant en fer-ho quan estigui per Ecuador així que prenc nota!

    Una abraçada crack!

    ResponderEliminar
  5. No entenc una merda, pero les fotos molen!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem o seu português heavy, esta melhorando muito, desde a xunguinha que todo começou sair bem!!

    ja m'aviseu quan estigueu per Equador i qualsevol cosa aqui estem. Ja saps que compto amb la teva aportacio al blog!!

    Que bé Cayelles!

    una abraçada

    ResponderEliminar